quarta-feira, 30 de setembro de 2009

THE BONEGRINDER


45x45 cm óleo sobre tela


Para o primeiro CD da banda de metal Drowned.

A caveira prestes a empalar o cadáver da mulher morta foi retirada da versão impressa, pois acharam que ia dar problema de "penetração" do trabalho nos EUA.


Aqui, consta a versão com a caveirinha.

Um trabalho muito bom, que eu realmente gostei de fazer.

Fiz ainda umas pinturas a guache sobre o tema para o encarte.


Mas, para vê-las, só comprando o CD.

domingo, 27 de setembro de 2009

UMA FAMÍLIA FELIZ


Prancha un. 30X41cm - nanquim e aquarela - Revista Front (Bra)/Consequencias(Esp)


Mais quadrinhos. Esta história foi publicada originalmente na revista Front no Brasil, e depois, na coletânea brasileira Consequencias, na Espanha e Europa.


Trabalhei o texto com bastante cuidado em conjunto com as cenas, para dar uma densidade poética e grave na narrativa.


A palheta quase noir confere um clima melancólico à história.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

DROWNED - THE BUTCHERY AGE


30x30 - pincel, acrílica + digital - capa do disco The Butchery Age, da banda Drowned


A banda Drowned (death metal ) de Belo Horizonte (Cogumelo Records), me encomendou a capa de seu CD The Butchery Age. Depois de algumas leituras em tons mais frios, transmitindo uma atmosfera estranha e mais sombria, resolvi partir pra tons mais quentes e uma figura mais impactante.


A figura foi concebida a partir da troca de idéias com os músicos e a partir da própria música e temática do Drowned. Procurei fazer um trabalho numa linha entre o clássico e o moderno, que transbordasse força e agressividade e que traduzisse o som da banda graficamente naquele disco.


Um trabalho muito divertido de se fazer, ao som de um bom metal.

vai aí um link da banda:



Postarei mais capas desta e de outras bandas de metal aqui.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ESOFROMATEM-A


Cada prancha 28x42 Pincel e nanquim /cores digitais - Revista Graffiti 13



Esofromatem-A é um anagrama de A Metamorfose, do genial Franz kafka.


Aqui nesta HQ, procurei fazer uma breve ocorrência inversa, onde Gregor Samsa acordaria com o corpo de um monstruoso ser humano (na história original ele acorda transmutado em um inseto). Desenhei Gregor com alguma coisa da fisionomia de kafka.


Elaborei o roteiro imaginando como uma prévia para a história original acontecer logo depois, na noite seguinte. Um atrevimento em nome do exercício, eu diria.


Fazer quadrinhos é algo fantástico. Com um orçamento mínimo (pincel, papel, nanquim e algum tempo) pode-se fazer o que qualquer diretor de cinema jamais ousaria fazer. Todos os recursos entram gratuitamente: Desde os efeitos especiais mais fantásticos e inimagináveis até universos e dimensões que levam as pessoas a sonhar.


Pena que no Brasil os quadrinhos autorais não tenham uma quantidade de público que mereça, pois temos ótimos autores, como Lelis (que acabou de lançar na europa o ótimo livro-HQ The last Bullet), Mozart Couto, Lourenço Mutarelli, Guazelli, Alves, Melado, Luciano Irrthum, Laerte, Guga Schultze e tantos outros fodas do pedaço (a maioria desses nos links deste blog).

No Brasil, recorre-se às publicações alternativas.
Enquanto isso, a gringolândia agradece aos autores brasileiros.


HQ é arte de "primeiro mundo".
Ainda chegaremos lá.

domingo, 20 de setembro de 2009

ITAMAR em GUARAPA




30x45 pincel e guache - Publicação OPASQUIM21




Mineiro que é mineiro vai pra Guarapari.




Com topete, botas, farofa e tudo o que tem direito.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DORIVAL CAYMMI




19x25cm Lápis de cor/ jornal Estado de Minas 2009




Até uma determinada época da minha vida, como todo mundo, achava que Dorival Caymmi e Jorge Amado eram o mesmo cara.


Este desenho é pra me redimir com o Dorival.


Então fico devendo essa pro Jorge.




quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SHOW DE CALOUROS


100x34cm nanquim
Esta caricatura grupal representa o cast do programa Show de Calouros lá pelos idos dos anos 80.
Da esquerda pra direita: O patrão, Pedro de Lara, Flor, Nelson Rubens, Décio Piccinini, Elke, Leão Lobo e o casal Sônia Lima e Vagner Montes, Sérgio Mallandro e Aracy de Almeida.

Os domingos eram do Sílvio Santos. Eu ainda era muito novinho e me lembro muito bem da Aracy de Almeida dando seu parecer sobre o calouro (caso estivesse de bom humor): "Ah, deish mango"!

Há uma outra versão desta caricatura menos noir, em cores bem vivas.

Para vê-la, basta acessar meu fotolog: http://fotolog.terra.com.br/quinhoravelli:108

Aproveitem para ver outros trabalhos. Abraços.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

IGREJA DE SÃO FRANCISCO


22x32cm Aquarela


Construída entre 1771 e 1794 ( isso tem tempo...), a Igreja de São Francisco é uma das obras primas de Aleijadinho. Há também interessantes pinturas em seu interior, feitas por Emanuel Ataide entre 1800 e 1809.
Outro marco são as esculturas na fachada, reconhecidas internacionalmente, devido ao trabalho esmerado do mestre Aleijadinho.


Essas construções em Minas são sempre interessantes pra pintar e desenhar.
Ao reproduzí-las é que vemos realmente o quanto são ricas em linguagem artística.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

COALHADA, O CRAQUE


29,5x23cm Lápis de cor e nanquim

Para o livro "É mentira, Chico"? de Ziraldo (2007)


Nosso craque, o Coalhada.


Personagem inesquecível do nosso querido Chico Anísio, o Coalhada sempre me impressionou pela profundidade com que foi criado. O Chico tem dessas coisas. Sabe criar tipos de uma maneira absolutamente genial e consistente: quando o vemos atuar, nos desvinculamos da imagem do criador. Parece que ele se transforma realmente naquilo que encarna. E o mais impressionante é quando nos lembramos das amplas variedades que existem entre um tipo e outro. E não trata-se de matizes. São diferentes mesmo. Pois se num momento vemos um vampiro brasileiro, no outro nos deparamos com um jogador de futebol. Logo, estaremos diante de um grande fanfarrão como Pantaleão e adiante, um Santelmo, que não sabe mentir.


O Coalhada é um craque.

Mas o Chico é um gênio.

domingo, 13 de setembro de 2009

ÓLEO SOBRE TELA - sem título


60x120cm

Este quadro trata-se de um exercício com luz, cores, movimento e composição.

A idéia aqui era harmonizar os tons das figuras e ver como as mesmas se sairiam banhadas por uma luz diluída, tudo baseado no estilo barroco clássico.

Gosto de trabalhar assim às vezes, deixando o pincel soar ao acaso, sem compromisso com formas reconhecíveis, como se a figura fosse viva mas não obedecesse a nenhum tipo de orgânica lógica.

Esse tipo de exercício, por mais que pareça descompromissado, é extremamente eficaz em me iluminar nas soluções de trabalhos futuros, pois durante sua execução me deparo com muitos desafios e, consequentemente, extraio muitas lições, que ficam pra sempre.

Quando termino, sinto que dei um passo a frente no conhecimento artístico, o que é bem excitante para artistas que abominam a estagnação.

Aqui, gostei do resultado da atmosfera suave e ao mesmo tempo, oprimida.

Depois postarei mais coisas do tipo neste blog.

Continuem acompanhando, pois tenho coisas bem interessantes aqui no baú pra mostrar.

Abraços do Quinho

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

EDGAR ALLAN POE


Técnica: Acrílico/óleo

30X40 (2009)

Eis o meu escritor predileto.

Edgar Allan Poe (1809-1849) tem uma das biografias mais intrigantes e os contos e poemas mais fascinantes que já li. Acho que tenho quase tudo o que foi publicado dele. Já o desenhei por dezenas de vezes, em diversas situações. Sua fisionomia conta muito sobre sua tumultuada existência e o considero um dos rostos mais expressivos no mundo dos grandes gênios.

Nessa caricatura, baseada num dos raros daguerreótipos de Poe, procurei envolvê-lo com alguns elementos mais característicos de sua obra, como a sombra de um corvo que surge subliminarmente no fundo e a figura emparedada em sua cabeça.


Nesta foto o trabalho encontra-se inacabado em meu estúdio, em cima da mesa e prestes a ser submetido ao corte. Ao lado esquerdo, logo acima, a imagem que originou a caricatura.


Talvez num post mais à frente, eu disponibilize a imagem escaneada e finalizada.

Lembrem-se que, clicando na foto, a imagem poderá ser vista em tamanho grande.

Abraços.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

MADONNA


Técnica utilizada: aquarela, com alguns pequenos toques digitais.
Esta ilustração foi publicada como capa da Revista da Semana, da Editora Abril. Particularmente, acho a Madonna muito desinteressante em termos físicos. Acho que acabei quebrando um galho dela nesta caricatura.
Com este desenho, inauguro aqui meu novo espaço, onde todos os interessados poderão conhecer um pouco mais dos meus trabalhos e comentá-los.
Tentarei responder a todos, na medida do possível. Sejam muito bem-vindos!